banner image
Sedang Dalam Perbaikan

Como ocultar a sidebar na home do blogger

Não é de hoje (não mesmo) que tento encontrar uma maneira de esconder a sidebar da home no Blogger. Minhas tentativas se iniciaram meses atrás, buscando por tutoriais, scripts e macetes. A única coisa que encontrei sobre o assunto era como esconder determinados widgets da home (ou de qualquer outra página), como explicam os tutoriais dos seguintes blogs (dentre muitos outros):

Templates e Acessórios
IceBreaker
UsuarioCompulsivo
MundoBlogger
Bloggersphera

Mas não era isso que eu queria. O que eu queria era que toda a sidebar ficasse oculta apenas na home, aparecendo nas páginas internas normalmente, ao lado da postagem. Deixei de converter muitos temas do wordpress para o blogger por não encontrar maneira de fazer isso. Hoje, enfim, descobri como.

Para que vocês entendam a dificuldade, se eu optava em colocar toda a sidebar dentro de uma condicional que determinasse que ela não deveria aparecer na home, ela realmente não aparecia, porém, também não aparecia na página 'Elementos de Página' e ai não havia como incluir, excluir, movimentar widgets. Não me adiantava nada lançar um template que impedisse os usuários de colocarem widgets na sidebar.



Hoje, conversando no twitter sobre o assunto, a Iara (@iarana)  me apontou um template que tem esta caracteristica: a sidebar aparece apenas nas páginas internas. Instalei o template e constatei que o problema também se apresentava: a sidebar havia sumido da página 'Elementos de Página', inutilizando, de certa forma, a coluna.

Bom, resumindo a novela, continuei insistindo no assunto hoje, por que estou trabalhando para converter este template do Wordpress para o Blogger (note que toda a home é ocupada por resumos de postagens e quando se clica em Style no menu, tendo acesso ao post completo, a sidebar aparece.), e finamente encontrei uma solução bastante simples:

Como retirar a sidebar da home do blog

Primeiro é preciso usar uma condicional. Após a tag ]]></b:skin> coloque o seguinte trecho:

<b:if cond='data:blog.homepageUrl == data:blog.url'>
<style>
#sidebar-wrapper{display:none}
</style>
</b:if>

Traduzindo em miúdos, determinei que a sidebar não apareça (display:none) se a condição for a página principal do blog (homepage).

Visualize e note que a sidebar realmente desaparece da home do blogger. Agora vá a página 'Elementos de Página' e veja que a sidebar não aparece ali.
Volte ao código do seu template e antes de body{ (logo no começo dos códigos CSS)  acrescente o trecho:

body#layout  #sidebar-wrapper{display:block;margin:0px;float:right;}

Salve e torne a visitar a página 'Elementos de Página'. Veja que a sidebar reapareceu e ainda assim, não aparece na home do blogger, apenas nas páginas internas. 
body#layout é o código para modificar a estrutura da página 'elementos de página', como já publiquei aqui.



Testei no Firefox, Chrome e IE8.

Meus agradecimentos aos meus amigos do Twitter que tentaram hoje me ajudar :)
Como ocultar a sidebar na home do blogger Como ocultar a sidebar na home do blogger Reviewed by MCH on October 26, 2010 Rating: 5

No comments:

Powered by Blogger.