banner image
Sedang Dalam Perbaikan

Sobre moderação nos comentários

Quando você comenta em um blog, está deixando o seu cartão de visitas, está causando sua primeira impressão. As pessoas irão te procurar ou não, levar à sério ou não, dependendo do que exibe o seu cartão. Quando um leitor usa o formulário de comentários aqui no TNB para choramingar, eu não dou mais atenção. Por que gente que choraminga não tenta, não batalha, não se esforça.

Ultimamente é tão raro ler um comentário interessante, que eu acabo publicando todos, muitas vezes sem ler mais do que as tres primeiras palavras. Estou deixando para que um leitor ajude o outro e fico assistindo.

Eu vou explicar novamente para vocês: eu sou uma dona de casa de 36 anos que um belo dia descobriu o que eram os blogs (e poucos dias antes nem sabia ligar um computador) e passou a criar dezenas deles, só para ver como funcionavam, só para entender como se consegue alterar uma fonte, uma cor, uma imagem. Sem fazer uma única pergunta, a quem quer que seja, li (e continuo lendo) dezenas de tutoriais, mensagens em fóruns, apostilas e afins. Quando quero saber algo, pergunto ao Todo Poderoso e ele nunca, mas nunca mesmo, me deixa na mão.

Eu não fiz nenhum curso nesta vida que possa ser de alguma utilidade na hora de customizar um template. Nem inglês eu falo! Se quero aprender algo uso tradutor, a lógica, a tentativa e erro. E quando descubro algo, por mais simples que seja, venho aqui contar para vocês. Às vezes me empolgo, ensino algo e depois vejo que existe maneira mais fácil, volto aqui, edito o texto, tiro ele do ar, o que for. Mas eu não guardo para mim informação nenhuma e não tenho medo de admitir que errei, me equivoquei, o que seja. Eu não tenho 'uma imagem a zelar', eu não quero alcançar nada, eu não desejo nada além de dividir informação. Repito: sou apenas uma dona de casa, mãe de uma garotinha de 3 anos, que adora passar horas na internet e fuçar códigos. Só. Mais nada.

Se eu consigo mudar a cor de uma fonte, qualquer um consegue. De olhos fechados, se bobear. Então, quando alguém vem aqui aos berros gritando pelo amor de deus me salva, eu não vejo com bons olhos. Por que eu também não sabia mas descobri...estudando.
Se houvesse uma escassez de informação sobre html e css na internet, eu compreenderia o desespero. Mas com a quantidade absurda de informação que existe, como posso ficar solidária com este desespero infundado?
Tudo é para ontem, é desesperado, é pelo amor de deus.  Se fulano não consegue descobrir, com tanto tutorial que existe, como mudar a imagem do cabeçalho ou como alterar um link, melhor não ter blog. É sério. Por que para ter um blog - com um template personalizado, como todo mundo quer - sem colocar a mão no bolso, é necessário ter no mínimo vontade de aprender. Tem que estudar. Aqui eu já coloco tanta informação mastigada, ilustrada, com flechinha apontando: é aqui ó! Mas se a pessoa não tem nem a pachorra de usar o formulário de busca, eu é que tenho que ir lá no blog dela, fazer por ela?
Não, claro que não. Se eu fosse atender todos os pedidos que chegam diariamente, eu nem dormia mais! Quer dizer que além de fazer os tutoriais, além de disponibilizar os templates gratuitamente, tenho também que ver o blog de cada um que comenta aqui e apontar (ou fazer pela pessoa que é o que a maioria dos 'desesperados' querem) onde deve modificar, apagar, incluir? Não tem nem cabimento...

Coisas do tipo 'me ajuda, por favor, não sei mais o que fazer!' já cansaram. Todas às vezes que fui conferir o problemão do sujeito era alguma coisa muito simples que o próprio tutorial respondia. A pessoa não lê o texto, passa os olhos por cima e pensa 'putz, que trabalheira!' e aí deixa um comentário pedinte esperando que eu faça por ela. Se fosse minha intenção fazer consertos pra todo mundo, nem criava os tutoriais.

Outra coisa que não respondo mais: a pessoa baixa aqui um template gratuito e depois quer que eu ensine ela a modificar ele ao seu gosto. Se eu fizer isso com cada um que baixa o template, no fim das contas eu terei feito uns 3000 templates gratuitos, não? Por que um adorou mas quer mudar a imagem, outro achou lindo, mas quer o menu mais pro lado...assim não dá, né? Quer mudar o template, pode mudar! Leia aqui e nos blogs que recomendo os tutoriais que ensinam passo-a-passo como modificar seu template e seja feliz!

Por isso, à partir de hoje a moderação vai ser séria. Não publicarei mais comentários sobre questões específicas de cada blog (como eu mudo a fonte do meu template? como altero a cor do meu menu?). Para isso leiam os tutoriais. Só publicarei questões mais abrangentes, que podem interessar vários usuários (por exemplo: como posso modificar o gadget de lista de blog? como posso aumentar o slide do Blogger? etc). Também não publicarei mais pedidos de alteração em templates nem perguntas inúteis, que já estão respondidas no tutorial. Comentários completamente vazios  idem, como 'num entendi', 'naum consegui'. Como alguém pode realmente pensar que um comentário assim é útil para alguma coisa?

Óbvio que comentários que visam fazer propagandas de blogs e pedidos de parceria, correntes e besteiras do tipo, jamais serão publicados.

Ajudar, eu sempre continuarei ajudando: com os tutoriais detalhados, os templates customizados, as indicações de links úteis e interessantes. Com todas as horas que dedico por dia  testando, fuçando, lendo, errando e acertando, para vir aqui dividir a informação com vocês. Mais que isso, sinceramente não dá. 

E se você quer mesmo um template customizado com 'a sua cara' mas não quer mexer com códigos, simples: contrate alguém para lhe ajudar. Pelo que sei, a Mamanunes, o Paulo, a Elke , o Compulsivo e outros, aceitam pedidos de encomendas. Só não vale por preço no trabalho alheio: cada qual sabe quanto vale seu tempo e seus esforços.

É isso.
Sobre moderação nos comentários Sobre moderação nos comentários Reviewed by MCH on July 03, 2009 Rating: 5

No comments:

Powered by Blogger.